terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Instalando mods no FALLOUT4

Iremos agora mostrar com instalar e iniciar a configuração para que os mod´s instalados no Fallout 4, principalmente aqueles que precisam do AAF ( Advanced Animation Framework) que é a Estrutura de Animação Avançada. Siga os passos abaixo:

1) Fallout 4 Script Extender | Recurso do Modder que expande os recursos de script do Fallout 4. Este também é um requisito importante para a grande maioria dos outros mods.

Instalação: Baixe a última versão e extraia todo o conteúdo na pasta de instalação do Fallout 4, onde Fallout4.exe está localizado.

Usuários STEAM baixe o inicializador renomeie o Fallout4Launcher.exe para Fallout4Launcher_original.exe. Copie o inicializador Fallout4Launcher.exe que você baixou, para sua pasta base do Fallout 4 (onde o original estava localizado), crie um atalho para o Fallout4Launcher.exe ou fixe no iniciar.

2) Microsoft Visual C++ Redistributables AIO | Pacote All-In-One que contém bibliotecas de programas necessárias para todos e quaisquer jogos de PC.

Instalação: Baixe a versão mais recente e execute VisualCppRedist_AIO_x86_x64.exe

3) Address Library for F4SE Plugins | Fornece recursos independentes de versão necessários para executar vários mods importantes, incluindo Buffout 4.

Instalação: Baixe manualmente o arquivo principal e coloque seu arquivo version-1-10-163-0.bin na pasta Fallout 4\Data\F4SE\Plugins (a crie se não houver uma).

4) Baixe o arquivo principal do Buffout e extraia o arquivo.

Coloque Buffout4.dll, Buffout4.toml e Buffout4_preload.txt na pasta Fallout 4\Data\F4SE\Plugins.

5) Abra o arquivo config.toml com um editor de texto e altere os seguintes parâmetros, se necessário:

Se você quiser alternar mais rápido entre seu Controler e Teclado/Mouse, defina a linha InputSwitch como true.
(Raramente pode causar um comportamento estranho. Não é necessário se você não estiver usando um controle/gamepad.)

Se você possui mods que já habilitam conquistas, defina a linha Achievements como false.
(Se você ainda tiver problemas para obter conquistas, remova esses mods e deixe apenas Buffout fazer isso.)

Se você tiver o mod Baka ScrapHeap instalado, defina a linha MemoryManager como false.
(Então vá para Fallout 4\Data\F4SE\Plugins, abra BakaScrapHeap.toml e defina ScrapHeapMult para 4)

Se você tiver o mod Looks Menu instalado, defina a linha F4EE para true.

6) Baixe o xSE Plugin Preloader F4 e coloque na pasta Documentos\My Games\Fallout4\F4SE

7) Baixe e instale o VORTEX instalador automatizado de mods no NEXUS MODS porque todos os mods do FALLOUT 4 serão instalador por ele. Você precisará criar uma conta gratuita no NEXUS.

8) Ativar Invalidação de Arquivo / Configurações de Arquivos Soltos.

Vortex - Invalidação de arquivo deve ser habilitado automaticamente nas versões mais recentes, caso contrário habilite-o manualmente.

Ativando manualmente
Navegue até a pasta Documentos\My Games\Fallout 4 e adicione essas linhas ao Fallout4Custom.ini (e sim, sResourceDataDirsFinal precisa permanecer em branco).
[Archive]
bInvalidateOlderFiles=1
sResourceDataDirsFinal=
[Launcher]
bEnableFileSelection=1

DEPOIS DA INSTALAÇÃO

Se o jogo não carregar/iniciar, abra xSE Plugin Preloader.xml e altere <LoadMethod Name="OnProcessAttach"> para <LoadMethod Name="OnThreadAttach">
(xSE Plugin Preloader.xml está disponível apenas se você instalou manualmente este mod. Caso contrário, exclua este arquivo xml e IpHlpAPI.dll se você ainda não conseguir iniciar o jogo.)

Para verificar se o Buffout 4 está realmente funcionando, você pode inspecionar o xSE Plugin Preloader.log dentro da pasta de instalação do Fallout 4 ou f4se.log dentro da pasta Documentos\My Games\Fallout4\F4SE depois de executar o jogo pelo menos uma vez. Você deverá ver uma mensagem informando que o Buffout 4 e outros mods DLL foram carregados corretamente. Procure quaisquer erros relatados ou dependências ausentes. (Ignore todas as mensagens Unknown QueryInterface 00000007, elas são normais). Raramente, algumas falhas não produzirão logs de falhas válidos.

CONFLITOS CONHECIDOS

Sim Settlements 2 e SS2 não são compatíveis com algums mods disponíveis nesse site, porque ele anula animações e efeitos dos mods.

Sempre procure baixar e instalar todos os mods que quer no seu jogo de uma vez, quando fizer isso você terá que iniciar um novo jogo para que os mods possam funcionar nesse novo salve. 

Com excessão do Wasteland Dairy Framework que precisa ser desinstalado pelo MCM antes instalar uma nova versão pelo VORTEX, as atualizações dos outros mods podem ser feitas sem problema pelo VORTEX desinstalando a versão antiga antes.
Atenção!
 Antes de instalar uma nova versão, procure no MCM do mod a opção para desinstalar ou parar o mod, se caso não tiver desconsidere essa opção, depois feche o jogo e  desinstale pelo Vortex o mod antigo e instale a nova versão.

Use o ReSaver para limpar scripts orfãos e deixar seu salve limpo e sem conflitos de script.
Qualquer problema, reportem no DISCORD